Perguntas Março/2018

Pergunta

Em 1 Coríntios 14: 5 diz: “E eu quero ... que profetizeis”. Como essa profecia se parece na prática? Se possível, também peço uma explicação com exemplos. O significado desta palavra também é crucial para eu entender 1 Coríntios 11: 5.

N. Stubbe. Röhrenfurth

Resposta

A palavra grega é propheteuo. Esta palavra é composta de pro (= para fora) e pheteuo (= falar). Isso significa falar da presença de Deus, colocando a audiência na presença imediata de Deus.

O propósito de cada profecia é referido em 1 Coríntios 14: 3, que serve para a edificação, exortação e consolo. O fundamento de todas as profecias é certamente a Palavra de Deus, que aquele que profetiza coloca no coração e na consciência dos ouvintes, para que eles sintam: agora o Senhor nos fala. Em princípio, todo crente pode fazer tal ministério em certos momentos, desde que ele esteja perto do Senhor e se permita ser usado pelo Espírito de Deus. O motivo de tal ministério é amor aos fiéis (1 Coríntios 13). Por outro lado, podemos dizer que, quando um crente é edificado, admoestado e consolado por outra pessoa, estamos lidando com uma profecia.

É evidente a partir de 1 Coríntios 14: 26-33 que era costume em Corinto se reunirem regularmente, e que em tais ocasiões também havia a possibilidade de que "profetas" falassem, isto é, profetizassem. Até mesmo dois ou três profetas que faziam tal serviço de profecia um depois do outro.

A partir de 1 Coríntios 11: 5, sabemos que este ministério não se limitava aos irmãos. Há exemplos de mulheres que profetizaram (Atos 21: 9). No entanto, como a passagem em 1 Coríntios 11: 5 deixa claro, uma irmã deve se cobrir se ela profetiza. Também é evidente a partir de 1 Coríntios 14: 34 que, se ela fizer esse serviço, ela não o pratica numa congregação como igreja. Há inúmeras oportunidades onde ela pode encorajar outros crentes dessa maneira.

Sua pergunta está suficientemente respondida? Caso contrário, escreva-me novamente.

Desejo-lhe muita alegria ao ler a Bíblia e cumprimentá-lo calorosamente com o Salmo 119: 97: "Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia."

Unidos no amor de nosso comum Senhor, sou seu.

W.M.

 

 

Pergunta

"Por que Deus permite o sofrimento?" Esta pergunta foi feita nas aulas de ética quando eu devia “provar” a existência de Deus.

Chr. Geier, Leipzig

Resposta

Esta questão é tão antiga quanto a humanidade. Não é fácil dar uma resposta. Mas uma coisa é clara, que o sofrimento é, em última análise, uma consequência da queda do homem. Se Adão e Eva não tivessem pecado, não haveria sofrimento, nem doença, nem morte, nesta criação. Mas, ao mesmo tempo, chegará um momento em que não haverá mais lágrimas, nem morte, sem luto, nem gritos, nem dor (Apocalipse 21: 4). Isso será quando Deus criar um novo céu e uma nova terra e o estado de perfeição chegar. Agora vivemos no meio de um mundo cheio de sofrimento.

Muita coisa acontece, que também é incompreensível para nós cristãos. Devemos admitir isso. Como cristãos, no entanto, podemos acreditar no fato de que Deus fez tudo e fará para que esse estado de perfeição seja alcançado em breve. O ponto de partida para isso é o fato de que o Filho de Deus morreu na cruz. Isso mostra o amor de Deus por nós homens. Deus julgou Seu Filho na cruz por nossos pecados, e isso trouxe um sofrimento incalculável ao Senhor Jesus. Então Deus não está indiferente diante do sofrimento dos homens, mas sente profundamente com nós humanos.

Deus julgou Seu Filho na cruz por nossos pecados, e isso trouxe um sofrimento incalculável ao Senhor Jesus. Então Deus não está indiferente diante do sofrimento dos homens, mas sente profundamente com nós homens.

A questão crucial, é claro, se os homens estão dispostos a reconhecer a culpa, que assumiram pelo pecado, diante de Deus. Nós nos colocamos sob a culpa de nossos pais, Adão e Eva, ou dizemos que não temos nada a ver com isso? E nós, também assumimos a nossa própria culpa?

Por outro lado, é uma descoberta surpreendente ver na Bíblia que, desde o início, Deus usou o sofrimento para abençoar as pessoas através do sofrimento. Um dos exemplos mais claros é o livro de Jó. Não há muitas pessoas que sofreram tanto quanto Jó, e Jó, mesmo assim continuou a acreditar em Deus. Deus abençoou duplamente a Jó por todo o grande sofrimento que ele suportou (capítulo 42). Inúmeras pessoas já foram abençoadas pelo sofrimento. Muitas pessoas não convertidas encontraram Deus assim; e muitos crentes se achegaram muito mais perto de Deus e foram ricamente abençoados. É uma experiência comum que, quando os homens estão bem, se afastam de Deus e de sua Palavra.

A presença de sofrimento no mundo, é claro, não é prova da existência de Deus, nem prova de que não existe. Mas a maneira como Deus sente o sofrimento do homem e ajuda o homem a vencer, isso é prova de que Deus é um Deus de amor.

W. M.